%>

NÚMEROS DO JOGO: CONHEÇA O RETROSPECTO DOS FINALISTAS EM TOUROS

photodune-2043745-college-student-s

Pela primeira vez o título de montaria em touros da Copa Wrangler Ekip Rozeta será decidido no estado do Paraná. A grande final da temporada começa nesta quarta-feira em Joaquim Távora, cidade que realiza um dos maiores e mais tradicionais rodeios do estado. Os principais competidores da temporada entram na disputa por uma das fivelas mais almejadas do rodeio mundial.

A principal briga deve ser entre Fábio Bráz e Daniel Batista de Lima, líder e vice-líder, que estão com uma grande diferença de pontos para os demais concorrentes. Os dois foram os que mais venceram etapas este ano, seis vitórias cada um e apresentam números muito parecidos. Bráz foi finalista em 17 etapas e mantém um aproveitamento de 74% sobre os 100 touros que montou, enquanto Daniel chegou a final 16 vezes e tem um desempenho de 71% sobre as 99 montarias que fez até agora.

Outra disputa que deve chamar atenção é a de “Melhor Novato do Ano”, onde Andrei Scoparo lidera com uma boa vantagem sobre os demais concorrentes, o paranaense está em quarto no geral e comprova sua boa fase sendo o competidor que mais obteve notas acima de 90,00 pontos na temporada. Seu principal concorrente, Matheus Henrique Alves chega a decisão na décima posição no geral e tem um grande desafio para ultrapassar Scoparo.

Na disputa de ambos os títulos, apesar da vantagem dos lideres, diversos outros competidores ainda mantém chances matemáticas de título, devido a grande pontuação distribuída na Final. Conheça os principais destaques:

 

FÁBIO BRÁZ – Naviraí-MS | 1° Colocado

Líder do ranking desde o mês de julho, Fábio Bráz chega a decisão com um retrospecto espetacular, mantido por sua regularidade na segunda metade da temporada. Das 31 etapas que competiu, o sul-mato-grossense chegou a final de 17, sendo que em 15 delas subiu ao pódio, ou seja, apenas duas vezes chegou a final da etapa e ficou fora das cinco primeiras posições. Nestes números incluem seis vitórias, recorde da temporada ao lado do vice-líder Daniel Batista de Lima. Dos 100 touros que montou até a etapa semifinal em Populina-SP no último fim de semana, Fábio Bráz obteve nota 74 vezes, aproveitamento de 74% dos touros que montou, lhe rendendo nove títulos de maior nota da noite. No mês de julho, para assumir a liderança ele emplacou uma sequencia de 15 montarias sem ser derrotado pelo touro, incluindo a vitória em duas etapas e o segundo lugar em outra.

 

DANIEL BATISTA DE LIMA – Inhumas-GO | 2° Colocado

Com o recorde de seis vitórias na temporada, ao lado do líder Fábio Bráz, o goiano chega a decisão em segundo lugar na classificação geral e aparecendo em todas as principais listas de recordes deste ano. Daniel Batista de Lima foi o segundo competidor com mais notas acima de 90,00 pontos nesta temporada (5 vezes), foi um dos três competidores que mais tiveram montarias entre as 20 maiores notas do ano, um dos quatro competidores que mais marcou a “maior nota do evento” (4 vezes), segundo que mais marcou a “maior nota da noite” (9 vezes). Das 30 etapas que competiu, chegou a final em 16 oportunidades, terminando 11 vezes entre os cinco melhores do evento. Seu retrospecto é de pouco mais de 71%, tendo obtido nota em 71 dos 99 touros que montou. Sua melhor sequencia foi 12 montarias invicto.

 

EMERSON HENRIQUE DA SILVA – Cajobi-SP | 3° Colocado

Classificado na terceira posição, Emerson Henrique da Silva fez uma temporada de destaque, liderando boa parte da primeira metade do campeonato. Foram apenas duas vitórias, mas o competidor manteve a regularidade e esteve em oito finais, sendo que em oito delas subiu ao pódio entre os cinco melhores. Com 82 montarias realizadas, ele obteve nota 53 vezes (64% de aproveitamento), sendo que quatro delas foram acima dos 90,00 pontos, incluindo duas que figuram entre as 20 maiores da temporada. Emerson Henrique da Silva também é um dos quatro competidores que mais conquistaram a “maior nota do evento” e empata na segunda posição com outros três competidores em número de “maiores notas da noite”. É dele o recorde de notas da temporada até agora, quando obteve 93,00 pontos no touro Mister M (2M – Marcondes Maia) na etapa de Luiziânia-SP.

 

ANDREI SCOPARO – Assis Chateubriand-PR | 4° Colocado

Em quarto lugar no ranking geral, Andrei Scoparo lidera a briga pelo título de “melhor novato do ano”, com uma certa vantagem sobre os demais concorrentes. Em sua temporada de estreia o paranaense conquistou quatro vitórias e obteve sucesso em 65% dos touros que montou, acumulando uma média de notas de 86,63 pontos por montaria, a melhor entres os cinco primeiros colocados do ranking. Andrei Scoparo é o competidor que mais obteve notas acima de 90,00 pontos até agora, atingindo a marca seis vezes. Sua melhor sequencia na temporada aconteceu em maio, quando parou em 10 touros consecutivos, incluindo o desempenho na etapa de Piratininga-SP, onde conquistou sua primeira vitória.

 

JOÃO PAULO VICTOR – Gastão Vidigal-SP | 5° Colocado

Nas últimas duas etapas, João Paulo Victor ganhou uma posição no ranking e chega na grande final fazendo parte do Top 5 do campeonato. Ao longo da temporada ele foi campeão em Jales-SP e chegou a final de outras 14 etapas, incluindo nove vezes em que terminou entre os cinco melhores. Fez 89 montarias e marcou nota 57 vezes, resultando no aproveitamento de 64%. João Paulo Victor conquistou sete vezes o título de “maior nota da noite”, incluindo três vezes onde obteve nota maior que 90,00 pontos.

 

NATANAEL HENRIQUE BIRIBILLI – Uchoa-SP | 6° Colocado

Mesmo sem nenhuma vitória este ano, foi finalista em 13 das 25 etapas em que competiu, subindo ao pódio nove vezes. Tem 76% de aproveitamento, o segundo melhor desempenho entre os competidores classificados para a final da temporada, sendo que dos 73 touros que montou foi derrubado apenas por 17. Natanael Henrique Biribilli teve uma sequencia de 12 montarias invicto, também a segunda melhor desta temporada entre todos os competidores do campeonato. Conquistou oito vezes o título de “maior nota da noite” e foi um dos quatro competidores que mais conquistaram o título de “maior nota do evento”, três vezes.

 

AFONSO JUNIOR QUINTINO – São Luís dos Montes Belos-GO | 7° Colocado

O competidor goiano venceu as duas últimas etapas consecutivamente e subiu 10 posições nas últimas semanas, chegando a decisão em sétimo lugar, com o total de três vitórias no ano. Afonso Júnior competiu em apenas 17 etapas e subiu ao pódio todas as nove vezes que se classificou para a final, incluindo uma série de seis finais consecutivas. Ele também é o competidor que mais conquistou a “maior nota da noite”, tendo sido destaque 11 vezes ao longo da temporada, incluindo cinco notas acima de 90,00 pontos. Caiu de apenas nove touros este ano, tendo desafiado 53 animais, o que lhe confere o aproveitamento de 83%, melhor retrospecto entre todos os finalistas.

 

LEANDRO HENRIQUE MACHADO – Nova Esperança-PR | 8° Colocado

O atual campeão nacional pela Ekip Rozeta competiu em 23 etapas este ano, sendo que foi finalista em 12 delas e em oito subiu ao pódio, incluindo uma vitória. Obteve nota em 49 dos 76 touros que montou, desempenho de 64% de aproveitamento, conquistando duas notas acima de 90,00 pontos. Chega a final na oitava posição e apesar da distancia para o líder, mantém chances matemáticas de se tornar o segundo bicampeão da história da Ekip Rozeta.

 

CLADSON RODOLFO VIEIRA – Pilar do Sul-SP | 9° Colocado

Campeão da etapa de Monções-SP e finalista outras nove vezes, Cladson Rodolfo Vieira competiu em 30 etapas este ano e sua regularidade o manteve quase toda a temporada entre os 10 melhores do campeonato. Ele é um dos quatro competidores que conquistaram a “maior nota do evento” três vezes nesta temporada, além de ter conquistado a “maior nota da noite” em cinco oportunidades, incluindo duas notas acima dos 90,00 pontos. Seu retrospecto é de 80 montarias e  paradas, resultando em 63% de aproveitamento.

 

MATHEUS HENRIQUE ALVES – Ouroeste-SP | 10° Colocado

Também concorrendo ao título de “Melhor Novato do Ano”, Matheus Henrique Alves competiu em 26 etapas e conquistou sua primeira vitória em Formosa-GO. Nas demais etapas ele subiu outras seis vezes ao pódio, incluindo o segundo lugar em Pérola-PR e o terceiro lugar em Pires do Rio-GO e Tiriuba-SP. Seus retrospecto é de 76 montarias e 49 paradas, com desempenho de 64%, incluindo oito vezes onde conquistou a “melhor nota da noite” ao longo das etapas.

 

Por Agência PrimeComm

by M2Wart