%>

NÚMEROS DO JOGO: CONHEÇA O RETROSPECTO DOS FINALISTAS EM CUTIANO

photodune-2043745-college-student-s

A Copa Wrangler Panther Rozeta é o principal campeonato da modalidade Cutiano no Brasil e por mais um ano, terá sua etapa decisiva no Rodeio Tavorense, em Joaquim Távora-PR, que acontece de 07 a 11 de novembro. A grande final irá reunir os melhores competidores da temporada em quatro noites de competição. Ao longo da temporada, foram realizadas 19 etapas nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e Goiás.

Foram realizadas mais de 1000 montarias, colocando frente a frente os melhores animais do Brasil com os competidores mais consagrados da modalidade. As 19 etapas foram vencidas por 12 competidores diferentes, sendo que Rodrigo Pedro Rosa, líder e José leal da Silva Neto, quarto colocado, são os recordistas de vitórias, com três fivelas cada um. Rodrigo também detém o recorde de finais disputadas, enquanto José Leal é o dono da maior nota da temporada. Já o vice-líder do ranking, Zeius Cruz Fonseca, saiu invicto em todas as finais que disputou, enquanto o terceiro colocado José Bento da Rocha Jr. tem o melhor aproveitamento entre todos os finalistas, tendo caído de apenas um animal em todo o ano.

Os 10 primeiros colocados chegam a decisão com uma boa vantagem sobre os demais e serão os grandes destaques da etapa que decidirá o título. Conheça o retrospecto desta temporada de cada um dos 10 melhores do ranking.

 

RODRIGO PEDRO ROSA – Indaiatuba-SP | 1° Colocado

Único bicampeão da Copa Panther, Rodrigo Pedro Rosa chega mais uma vez a etapa decisiva na liderança do ranking. O veterano venceu três etapas este ano e foi finalista em outras oito, registrando o recorde de finais na temporada, sendo que em seis delas subiu ao pódio entre os cinco melhores. Dos 11 animais que enfrentou nas finais das etapas, apenas três conseguiram o levar ao chão antes dos oito segundos. No retrospecto geral, paulista montou em 51 animais, obtendo nota em 43 montarias (84,31%). Nesta temporada ele marcou a “maior nota da noite” dez vezes durante as etapas.

 

ZEIUS CRUZ FONSECA – Pres. Venceslau-SP | 2° Colocado

Outro veterano na disputa pelo título, Zeius Cruz Fonseca também chegou a liderar o ranking por algumas semanas e venceu as etapas de Americana-SP e Ouroeste-SP. Das 18 etapas em que competiu, ele foi finalista em nove, sendo que em sete delas ele subiu ao pódio. Seu retrospecto nas finais das etapas é totalmente favorável, não tendo caído de nenhum dos animais que desafiou. No geral, montou em 45 animais ao longo do ano e foi ao chão antes dos oito segundos somente em três oportunidades (93,33% de aproveitamento).

 

JOSÉ BENTO ROCHA JR. – Matão-SP | 3° Colocado

Chegando a final na terceira posição do ranking, José Bento Rocha Jr. ainda mantém chances de conquistar o título nacional. Com uma temporada marcada pela regularidade, ele foi derrubado por apenas um dos 42 animais que desafiou, obtendo o melhor aproveitamento entre os finalistas desta temporada, com 97,61%. Ele venceu a etapa de Sumaré-SP e foi finalista em outras oito etapas.

 

JOSÉ LEAL DA SILVA NETO – Itanhaém-SP | 4° Colocado

Recordista de vitórias na temporada, ao lado de Rodrigo Pedro Rosa com três etapas vencidas, José Leal da Silva Neto caiu de apenas dois dos 35 animais que desafiou, mantendo um retrospecto de 94,28% de aproveitamento. Além das vitórias em Colorado-PR, Urânia-SP e Indaiatuba-SP, ele foi finalista em mais três etapas, todas ficando entre os cinco melhores. Ele é o único competidor nesta temporada a conquistar três notas acima dos 90,00 pontos e é dono da maior nota deste ano, quando obteve 91,50 pontos na potra Justiceira (WR) na final da etapa de Colorado-PR. Ele também é o competidor que obteve mais vezes a “maior nota da etapa”, três vezes na atual temporada.

 

LUIZ FELIPE DA SILVA – Mirassol-SP | 5° Colocado

Campeão das etapas de Paranapuã-SP e Mirassol-SP, Luiz Felipe da Silva chega a grande final na quinta posição do ranking. Das 17 etapas que disputou, foi finalista em sete, incluindo cinco pódios. Mantém um aproveitamento de 90%, tendo obtido nota em 36 dos 40 animais que montou. Sua melhor montaria foi na potra Justiceira (WR), quando obteve 91,00 pontos na final da etapa de Cassilândia-MS e que é a segunda melhor nota da temporada até o momento.

 

ASSIS SARAIVA – Ap. do Taboado-MS | 6° Colocado

O sul-mato-grossense foi finalista em nove das 15 etapas que participou na temporada, incluindo a vitória em São José do Rio Preto-SP. Assis Saraiva obteve nota em 35 dos 37 animais que montou, garantindo um aproveitamento de 94,59%. É dele a maior nota obtida este ano no lombo da potra Fera Goiana (Tito Cardoso) líder do ranking. No único confronto que teve este ano com um dos animais mais temidos do rodeio nacional, o veterano obteve 90,75 pontos na final de São José do Rio Preto-SP, a terceira maior nota da temporada.

 

ALTAMIRO LIMA DOS SANTOS – Deodápolis-MS | 7° Colocado

Mesmo sem vencer nenhuma etapa este ano, Altamiro Lima dos Santos chega a decisão entre os 10 melhores do ranking devido a sua regularidade. Das 15 etapas em que competiu, ele foi finalista em oito oportunidades, incluindo o título de vice-campeão em Jales-SP e Santa Fé do Sul-SP. Ele também obteve a maior nota das etapas de Americana-SP e Santa Fé do Sul-SP, sendo um dos quatro melhores na média geral de notas da temporada, 85,08 pontos por montaria.

 

PABLO LUIZ BERTOLIN – Mirassol-SP | 8° Colocado

O paulista também é outro que não venceu nenhuma etapa, mas manteve um ótimo desempenho ao longo do ano, chegando a decisão na oitava colocação. Das 18 etapas em que competiu, Pablo Luiz Bertolin, foi seis vezes finalista e montou com sucesso em 92% dos animais que desafiou, ou seja, das 42 montarias realizadas, em apenas três o animal o derrotou. Marcou a melhor nota da noite em duas oportunidades, incluindo os 87,00 pontos na líder do ranking, Fera Goiana (Tito Cardoso) que foi a melhor nota da segunda noite da etapa de Colorado-PR.

 

LUIZ AUGUSTO DE MORAIS – Ibiporã-PR | 9° Colocado

Único paranaense no Top 10 do ranking, Luiz Augusto de Morais foi campeão na etapa de Ribeirão Claro-PR e finalista em outras sete etapas, incluindo a terceira posição em Luiziânia-SP. Nas 16 etapas em que competiu, desafiou 35 animais e obteve nota em 31 montarias, aproveitamento de 88,57%. Sua melhor montaria da temporada até agora foi o confronto com Babilônia (Tito Cardoso) em São José do Rio Preto-SP, que lhe rendeu 88,75 pontos.

 

ADRIANO BATISTA PARREIRA – Riolândia-SP | 10° Colocado

Apesar de estar classificado na 10ª posição, o paulista tem a melhor média de notas entre os finalistas, obtendo 86,16 pontos por montaria até agora. Adriano Batista Parreira foi campeão na etapa de Indiaporã-SP e finalista em outras quatro etapas, incluindo a quarta colocação em Indaiatuba-SP e a quinta posição em Paranapuã-SP. Ele competiu em apenas 11 etapas, por isto é o competidor do Top 10 que montou em menos animais na temporada. Das 26 montarias que fez, obteve nota em 23 delas, resultando no aproveitamento de 88,46%.

 

Por: Agência PrimeComm

by M2Wart